Ônibus continuam sem circular em Fazenda Coutos dois dias após operação com 12 mortos

Noticias

Os ônibus do sistema de transporte público continuam sem circular no bairro de Fazenda Coutos, subúrbio ferroviário de Salvador, nesta quinta-feira (6). O serviço está suspenso desde a manhã de quarta-feira (5), um dia após a morte de 12 suspeitos de tráfico de drogas em uma operação policial.

Na quarta (5), representantes dos rodoviários, das concessionárias, da Semob (Secretaria de Mobilidade) e da SSP (Secretaria de Segurança Pública) se reuniram para avaliar a possibilidade de retorno, mas decidiram manter a suspensão.

O temor dos trabalhadores é que os ônibus sejam alvo de ataques e depredações, como costuma ocorrer em regiões conflagradas pelo crime organizado. Somente no ano passado, ao menos dez coletivos foram incendiados em protestos contra a morte de suspeitos. No ano passado, conflitos entre facções e operações policiais resultaram em 85 episódios de interrupção total ou parcial da circulação de ônibus na capital baiana, segundo um estudo sobre o impacto da segurança pública na mobilidade urbana da cidade.

O tiroteio que levou à interrupção do transporte ocorreu próximo a uma área sob domínio do CV (Comando Vermelho).

Segundo o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, o chamado “bonde” foi monitorado após um trabalho de inteligência na véspera da investida. Segundo Werner, denúncias anônimas apontaram que o grupo promoveria uma “invasão violenta” a um território dominado pela facção BDM (Bonde do Maluco).

Enquanto o serviço permanece suspenso, os ônibus param na entrada de Fazenda Coutos e seguem para Vista Alegre.

Com informações do Bahia.ba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *