Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) Disponível no SAC Móvel em Salvador

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A partir desta terça-feira (8), a população de Salvador poderá solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos postos do SAC Móvel, disponíveis em três locais da cidade: no estacionamento do Shopping Bela Vista, e nas lojas da Ferreira Costa, localizadas na Paralela e nos Barris. Além da emissão da CIN, outros serviços serão oferecidos, como orientações sobre a prova de vida de pensionistas e inativos do Estado, antecedentes criminais, serviços da Ouvidoria Geral do Estado e atendimento do Planserv.

O atendimento ocorrerá até o dia 15 de outubro, das 8h às 17h, por ordem de chegada, exceto para a emissão da CIN, que exige agendamento prévio. As reservas podem ser feitas através do aplicativo ou portal www.ba.gov.br, ou pelos telefones (71) 4020-5353 (para chamadas de celular) e 0800 071 5353 (para chamadas de telefone fixo).

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para a emissão do documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, será necessária também uma cópia.

A nova carteira permite incluir números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Também é possível adicionar informações sobre condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, além de dados como tipo sanguíneo, fator RH e a opção de ser doador de órgãos.

Outro destaque é a possibilidade de incluir o nome social a pedido do cidadão. Caso haja alteração no nome registrado na certidão de nascimento, o novo registro prevalecerá. A CIN também terá uma versão digital, disponível no aplicativo GOV.BR três dias após a emissão física, e conta com um QR Code que garante a verificação de autenticidade e dados.

É importante destacar que a troca do documento não é obrigatória de imediato. O RG atual permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN terá validade conforme a faixa etária: 5 anos para cidadãos de 0 a 12 anos incompletos, 10 anos para aqueles entre 12 e 60 anos incompletos, e validade indeterminada para pessoas acima de 60 anos.

Outras informações estão disponíveis nos sites da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (https://www.ba.gov.br/administracao/) e do SAC (www.sac.ba.gov.br). A implementação da CIN na Bahia é conduzida pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC. O serviço já está disponível nos 12 postos SAC da capital, nos quatro da Região Metropolitana de Salvador (RMS), nos 21 postos do interior e em seis Pontos SAC (Amargosa, Cruz das Almas, Guarajuba, Itaberaba, Santa Inês e Vera Cruz).

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