Injeção botox pode causar botulismo, alerta Anvisa

Saúde

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou sobre os riscos de procedimentos com injeção de toxina botulínica, conhecido e denominado popularmente como botox. A agência foi notificada sobre casos de botulismo associados à administração de toxina botulínica.

O comunicado serve tanto para fins terapêuticos quanto estéticos, e é direcionado para profissionais de saúde e para pacientes envolvidos na aplicação da toxina.

O órgão chamou atenção para a necessidade de que os procedimentos sejam realizados por profissionais habilitados, em locais autorizados pela vigilância sanitária, e que os medicamentos utilizados estejam registrados na Anvisa, seguindo as especificações da bula.

Em nota, a Anvisa explicou que durante uma revisão de dados de notificações e textos de bula disponíveis em outros países, foi solicitado que as empresas com produtos registrados com toxina botulínica acrescentem em bula o risco de que a toxina pode afetar áreas distantes do local da injeção.

O ato, segundo diz a nota, pode causar sintomas graves de botulismo, que podem surgir horas ou semanas após a aplicação. Os sintomas de botulismo citados foram visão borrada, pálpebras caídas, fala arrastada e dificuldade para engolir e respirar. Já em situações casos a enfermidade pode acarretar paralisia muscular generalizada e até morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *